quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

HISTÓRIA DO ACAMPAMENTO

ORIGEM O acampamento nasceu de um projeto preconcebido nos EUA e ministrado a executivos, que eram afastados do seu ambiente de trabalho por uma semana e agrupados em equipes, às quais eram propostos desafios, que superados contribuíam para a vida pessoal de cada um, tudo isso, com a finalidade de desenvolver e aprimorar o sentido de equipe nas empresas, com isso melhorando o relacionamento entre os funcionários, desenvolvendo o lado humano e aumentado assim o lucro das empresas.
A igreja católica do México na figura do teólogo J.H. Prado Flores, adaptou e espiritualizou estes retiros e iniciou um trabalho de evangelização e passou a utilizar estes “acampamentos” para resgatar o ser humano: casais que estão se separando, jovens usuários de drogas, alcoólatras, enfim pessoas que buscam um encontro com Deus, visando preencher ou dar respostas a alguma situação difícil que esteja vivendo, como solidão, stress, angustia, depressão, dependências químicas, conflitos familiares, sexuais, matrimoniais e etc.

HISTÓRICO No Brasil o acampamento tem pouco mais de 10 anos, teve inicio no Rio de Janeiro, depois foi para Belo Horizonte, para região de Presidente Prudente, de onde teve um grande impulso, atingindo Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do sul, e alguns estados do Nordeste.

ATIVIDADES No acampamento realizado em lugares afastados, geralmente na zona rural, os participantes chamados campistas, têm atividades desde as primeiras horas da manhã até a noite, com atividades participativas, distribuídos em equipes, onde irão aprender ou reaprender o trabalho e a convivência em comunidade,falando, ouvindo e respeitando as limitações e imperfeições do próximo, para juntos vencer ou não os desafios, que depende da união da equipe.

OBJETIVO O objetivo maior é conhecer ou voltar a ter contato com DEUS, aprendendo a se conhecer melhor e ter uma vida plena e cheia de amor de DEUS.

Um comentário: