quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

O QUE É ACAMPAMENTO?

“Se é verdade que este primeiro anúncio se destina especialmente àqueles que nunca ouviram a Boa Nova de Jesus e às crianças, é verdade também que ele se demonstra cada dia mais necessário, e isto por causa das situações de descristianização freqüentes nos nossos dias, igualmente para multidões de homens e mulheres que receberam o batismo, mas vivem fora de toda a vida cristã, para as pessoas simples que, tendo embora uma certa fé, conhecem mal os fundamentos dessa mesma fé, para intelectuais que sentem a falta de um conhecimento de Jesus Cristo sob uma luz diversa da dos ensinamentos recebidos na sua infância, e para muitos outros ainda.”(EN 52).


Nos primórdios da Igreja, se batizavam somente os convertidos. Hoje, é necessário converter os batizados. O mandamento de Jesus ressuscitado é para evangelizar e fazer discípulos (Mt 28,18-19).
Cristianismo não é um amontoado de verdades, doutrinas e mandamentos, mas, antes de tudo, vida (Atos 5,20) e uma relação com uma pessoa viva: Jesus Cristo. Tem-se “catolicizado” os batizados com verdades, preceitos morais, devoções, etc., antes de “cristianizar”, ou seja, apresentar Cristo como o centro e tê-lo como único Salvador e Senhor.
Aquele mandato de Cristo pode ser interpretado atualmente como “Ide e evangelizai os batizados”, ou seja, evangelizar aqueles que não nasceram de novo e não tiveram um encontro pessoal com Jesus ressuscitado.
O papa Paulo VI, em 1975, em sua exortação apostólica “Evangelii Nuntiandi”, que trata da “Evangelização dos Povos”, fala de uma Nova evangelização, com novos métodos, novas expressões, novo ardor.
Em 1983, o papa João Paulo II, no Haiti por ocasião do IV CELAM de Sto. Domingo, utilizou a expressão “Nova Evangelização”, aplicada por primeiro à América Latina e logo depois para toda a Igreja em Redemptoris Missio. Diz-se “nova” porque já houve uma primeira antes: “Regiões de antiga tradição cristã que é necessário reevangelizar” RM 32.
Ela é nova em seu ardor, em seus métodos e sua expressão. Nova porque há novas situações, novos desafios e muitas pessoas concretas que não foram evangelizadas – com o querigma – ou só foram superficialmente catequizadas.
A solução, portanto, é evangelizar sobre a rocha firme do querigma. O sinal de que a pessoa está evangelizada é que passa a ser um evangelizador. Mas é preciso formar evangelizadores. Eis o grande desafio da Igreja hoje.


Dentre as diversas metodologias para a formação de evangelizadores o curso Acampamento tem-se apresentado como a forma eficaz de dar a conhecer o cerne da fé: a pessoa de Jesus Cristo. Este primeiro anúncio, também conhecido por querigma, faz o cristão tomar contato íntimo com o seu salvador pessoal, Jesus Cristo, fato que dinamiza a sua vida pessoal, bem como a sua dimensão comunitária, traduzida em comunhão e participação na sua Igreja.


Em obediência ao ensinamento da Igreja, neste curso a forma de a evangelização ser aplicada é com novo ardor, novos métodos e nova expressão.
O curso está estruturado no modelo de “imersão”. Da mesma forma que nos cursos de idiomas pelo método de imersão, nos quais as pessoas ficam todo o período do curso se comunicando no idioma que estão estudando, sem contato algum com a língua portuguesa, mal comparando, no Acampamento acontece da mesma maneira. Ou seja, durante os cinco dias do curso a pessoa vai para o local do Acampamento onde fará intensa experiência da vivência cristã.
Para melhor aproveitamento do curso, é mister que sejam estruturados paroquialmente, ou seja, que sejam realizados por vários membros de uma mesma comunidade paroquial. Da mesma maneira estejam as paróquias, a partir de seus respectivos párocos, preparadas para receber seus fiéis com este novo ardor, senão poderá ser mais uma iniciativa pastoral que despende grandes esforços mas restam em pouco resultado, como já estamos acostumados a vivenciar.
Para concluir, três são os envolvidos na evangelização: o Espírito Santo, o evangelizador e o evangelizado. Cada um tem seu papel particular e insubstituível. A transformação que Cristo almeja para o mundo passa necessariamente pela evangelização. Mas para que isto seja real, e não um sonho, é preciso formar evangelizadores. O Acampamento é utilizado como primeiro passo desta formação

Nenhum comentário:

Postar um comentário